projects

  • Graph Analysis of literary works , R.A.P. and south american oral literature improvisation
    • Based on graph network analysis, this project investigate co-occurrence frequency of the words, the weight measure of strength and centrality of the words relationship in the network and recurrence-related patterns in three research domains: (i) modern and contemporary literature; (ii) RAP lyrics; (iii) South american oral literature improvisation. Our concern on these project is model structural, semantic, lexical variety, connectivity and temporal information offered by graph theory and global measures of co-occurrence networks to unravel statistical analysis on these phenomena.
      • with Lilian Moreira, Stephanie Costa, Vitor Furtado, Augusto Saude, Carla Ribeiro
  • Aesthetic niche: a pragmaticist model of cultural evolution and artistic creativity

    • This project approaches aesthetic cognition under a processual and situated systematic framework inspired by C.S. Peirce's Semiotics, Situated Cognition, and the Niche Construction Theory in evolution. The investigation is guided by the following question: How to define artistic creativity in relation to its locus, and how is it dependent on semiotic niches and artifacts? Our interdisciplinary approach aims to establish connections between aesthetic, socio-cultural, historical and material dimensions of semioses.
      • with Pedro Atã, Leticia Vitral, Daniella Aguiar
  • The Commens Encyclopedia of Peirce Studies [link]
    • The Commens Encyclopedia contains original research articles related to different aspects of the philosophy and life of Peirce. The articles are peer reviewed according to academic standards.

    • with Mats Bergman and Sami Paavola


  • Intersemiose, Intermedialidade e Tradução intersemiótica 
    •  e, [10 episódios sobre a prosa topovisual de gertrude stein] [with Daniella Aguiar] [link]

  • Intersemiosis e ekphrasis em Cendrars e Tarsila [projeto em fase inicial de desenvolvimento]
  •  Intersemiosis in Bob Brown's visual poetry [with Rosario Lazaro]

Walking History Walking history é um projeto de  Realidade Aumentada Móvel que resulta de uma combinação da Realidade Aumentada com tecnologia móvel em midias locativas dotadas de conexão online. Walking history usa técnicas de realidade virtual, aumentada, processamento de imagens e multimídia, gerando ambientes onde objetos virtuais animados se sobrepõem à realidade criando densos espaços informacionais. [projeto em fase inicial de desenvolvimento].


Iconografia científica, tecnologias cognitivas e educação
A iconografia científica é vista como supérflua em teoria e filosofia da educação. Os princípios que regulam sua concepção não são submetidos a um plano sistemático de investigação envolvendo semioticistas, designers de interface e cientistas cognitivos. Trata-se de um equívoco com diversas conseqüências: (i) são realizados poucos experimentos com modelos gráficos para extração e transmissão de informações e conceitos científicos, e (ii) pouca discussão é feita sobre melhora na performance de aprendizagem por meio de novos modelos e novas interfaces (gráficas, digitais, etc). Dois pressupostos devem orientar tais desdobramentos: a aprendizagem envolve uma etapa fundamental de inferência analógica através da manipulação de ícones; ícones são artefatos cognitivos essenciais às tarefas envolvendo analogia e criatividade. Estão entre os objetivos deste projeto: desenvolvimento de novos artefatos cognitivos em educação; discussão de modelos e teorias sobre o desenvolvimento de novas tecnologias cognitivas. [com: Adriano Vinicio, Pedro Atã]


Tatuagem e o design de novas interfaces interativas
Estão entre os principais propósitos deste projeto: identificar interfaces interativas para tatuagem valendo-se de novos materiais biocompatíveis, explorar implicações de novas modalidades de intervenção plástica na pele; pesquisar o impacto de novas tecnologias em termos de construção de novas próteses epiteliais biocompatíveis. [com Breno Bitarello] [projeto em fase inicial de desenvolvimento]


Emergência e evolução de sistemas semióticos biológicos e computacionais [link]

Descrição: Este projeto associa metodologias teórico-formais, empíricas e computacionais para investigar temas de destacada importância em Biologia e Inteligência Artifical (IA) emergência e evolução de sistemas semióticos. Os tópicos são cruciais tanto para a análise e modelagem de sistemas biológicos, quanto para a construção de sistemas computacionais, tendo atraído, nos últimos anos, pesquisadores de diversas áreas. Em IA, o tema está relacionado ao Problema da Fundamentação do Símbolo. Em Biologia, ele é foco de intensa investigação e controvérsia, e está associado ao tratamento não-semântico da informação de Shannon & Weaver, e às dificuldades resultantes desse tratamento. Propomos o desenvolvimento de modelos para descrever emergência e evolução de informação em sistemas biológicos (sistema genético de informação, sinalização celular, comunicação animal) e computacionais, baseados na lógica do signo de Peirce, na interpretação de Fetzer desta lógica, e no estruturalismo hierárquico de Salthe. Nossa análise de fenômenos emergentes se baseia na revisão de Stephan. Testes computacionais biologicamente inspirados (Vida Artificial e Robótica Cognitiva) estabelecerão bases consistentes para discussão de requisitos para emergência e evolução de sistemas semióticos de diferentes classes (e.g. sistemas simbólicos de informação) [Symbolic Creatures Simulation] Group for Research on Artificial Cognition


Emergência e Evolução de Sistemas Semióticos Biológicos e Computacionais (2007 - 2010)

Este projeto associa metodologias teórico-formais, empíricas e computacionais para investigar temas de destacada importância em Biologia e Inteligência Artifical (IA) – ‘emergência e evolução de sistemas semióticos’. Os tópicos são cruciais tanto para a análise e modelagem de sistemas biológicos, quanto para a construção de sistemas computacionais, tendo atraído, nos últimos anos, pesquisadores de diversas áreas. Em IA, o tema está relacionado ao Problema da Fundamentação do Símbolo. Em Biologia, ele é foco de intensa investigação e controvérsia, e está associado ao tratamento não-semântico da informação de Shannon & Weaver, e às dificuldades resultantes desse tratamento. Propomos o desenvolvimento de modelos para descrever ‘emergência e evolução de informação’ em sistemas biológicos (sistema genético de informação, sinalização celular, comunicação animal) e computacionais, baseados na lógica do signo de Peirce, na interpretação de Fetzer desta lógica, e no estruturalismo hierárquico de Salthe. Nossa análise de fenômenos emergentes se baseia na revisão de Stephan. Testes computacionais biologicamente inspirados (Vida Artificial e Robótica Cognitiva) estabelecerão bases consistentes para discussão de requisitos para emergência e evolução de sistemas semióticos de diferentes classes (e.g. sistemas simbólicos de informação).


Estudos Teóricos e Empíricos sobre Sistemas de Informação em Seres Vivos (2003-2008)

Descrição: Este projeto se situa no campo interdisciplinar de história, filosofia e ensino de ciências, caracterizando-se por uma abordagem multidisciplinar, envolvendo pesquisa sobre ensino e aprendizagem de ciências, epistemologia, semiótica e sociologia da ciência. As relações entre ciência, tecnologia e sociedade também estão no foco do projeto. Afinal, uma compreensão adequada do que são genes e de quais funções desempenham no desenvolvimento dos organismos e na constituição de traços fenotípicos é um elemento essencial para a compreensão pública da genética e da biologia molecular e um pré-requisito para a reflexão sobre aspectos éticos, sociais, econômicos, políticos e ecológicos da biotecnologia. O projeto inclui: (1) estudos epistemológicos e teóricos sobre os conceitos de gene e informação, fortemente apoiadas na teoria dos signos de C. S. Peirce, e, logo, numa abordagem semiótica dos processos informacionais em sistemas vivos. (2) estudos empíricos acerca de visões sobre genes e informação entre pesquisadores das áreas de biologia molecular e genética, estudantes de cursos de Ciências Biológicas de ensino superior, e estudantes e professores do ensino médio; (3) estudos empíricos acerca de visões sobre genes e informação em livros didáticos de Genética e Biologia celular & molecular do ensino superior, e livros didáticos de Biologia do ensino médio; (4) estudos empíricos acerca de idéias sobre genes em revistas de divulgação científica; (5) desenvolvimento e teste de seqüência didática sobre os conceitos de gene e informação visando o ensino médio.
Integrantes: Angelo Loula - Integrante / Charbel Nino El-Hani - Coordenador / Claus Emmeche - Integrante / STJERNFELT, F. - Integrante / Ana Maria Rocha de Almeida - Integrante / Vanessa Carvalho dos Santos - Integrante / Alvaro Joao Magalhaes de Queiroz - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Cooperação / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.Número de orientações: 6.


Emergência de propriedades e causalidade em sistemas biológicos e mentais (1996-2008)

Descrição: Neste projeto, são discutidos o estatuto das propriedades emergentes de sistemas vivos e mentais, a explicação de como tais propriedades emergem, e de como elas se relacionam com a micro-estrutura de tais sistemas. Estes temas conduzem à discussão de temas centrais na contemporaneidade, como complexidade, hierarquias em sistemas biológicos, a natureza da explicação em ciências que tratam de sistemas complexos, como a biologia e a psicologia. No contexto deste projeto, têm sido realizadas investigações sobre como pode ser modelada a relação todo-parte (para muitos autores, causação descendente; para nós, determinação descendente) e sua relação com a emergência de propriedades, e sobre como uma visão realista pragmática da emergência permite avanços na compreensão deste fenômeno. Além disso, investigações no âmbito deste projeto estão intimamente relacionadas a estudos sobre a emergência de processos semióticos em sistemas vivos, no contexto do projeto sobre sistemas de informação em seres vivos..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Integrantes: Charbel Nino El-Hani - Coordenador / Claus Emmeche - Integrante / Fabiano de Sousa Vieira - Integrante / Fernanda Meglhioratti - Integrante / Ana Maria de Andrade Caldeira - Integrante / Sami Pihlström - Integrante / Alvaro Joao Magalhaes de Queiroz - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.